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5 dicas de ouro para divulgar sua música

Todos os artistas que lançam material novo desejam atingir seu público. De preferência em grande número.

Por isso resolvi destacar aqui algumas dicas que podem te ajudar na hora de divulgar sua nova música ou álbum. Sem que você precise (inicialmente) gastar com divulgadores e assessores e podendo você mesmo ou seu agente artístico enviar o material.

 

1 – A IMPRENSA NÃO É MAIS A MESMA. MUDE A ABORDAGEM.

Na década de 90 e 2000 estávamos acostumados a ler sempre as noticias em cadernos de cultura de jornais impressos. As revistas, vendidas por assinatura ou em bancas de jornal, se transformaram em blogs ou se extinguiram. Cadê a Bizz, a Rolling Stone, a Billboard Brasil?

Por isso, como a imprensa já não atua da mesma maneira, também a indústria fonográfica passou por transformações profundas e os CDs e vinis viraram itens de colecionador, abrindo espaço para o streaming e as redes sociais.

Se você é artista ou agente artístico (produtor, empresário, etc), faça uma lista com os emails de veículos e editorias que tenham a ver com seu som. Busque isso na web, basta pesquisar!

E o ideal é você mandar com duas semanas de antecedência para jornalistas especializados um email bem gentil, com um texto sobre o lançamento (release), a capa e foto do artista em alta definição, um link para ouvir em primeira mão o lançamento e esperar.

Não caia no erro de ficar cobrando ao jornalista a publicação sobre você, já que isso é considerado de mau tom. Mesmo um ótimo trabalho nem sempre garante espaço, visto que são milhares de pedidos e muitos lançamentos maiores. Tem que contar com a sorte e, claro, o talento.

 

2 – CAPRICHE NO TEXTO PROMOCIONAL DE SEU LANÇAMENTO

Se o seu release for ruim, nada sobre você ou sua música será publicado. O jornalista quer leitores. Você pode até ter um álbum genial ou uma faixa incrível, mas certamente vai precisar contar uma ou mais histórias sobre o produto.

Desde o momento da composição e inspiração, até os arranjos, a harmonia, participação especial, estúdio que gravou, músicos, equipe de produção, fotógrafos, figurinistas e cenógrafos.

Conte tudo, mas use o poder de síntese. Não seja prolixo, chato, repetitivo e nem mesmo se alongue muito no texto.

Hoje em dia, além da concorrência gigantesca, existe a necessidade de sermos sucintos.

 

3 – TENHA UMA BASE DE FÃS

Após um bom produto e um bom release com fotos, a base de fãs que você conquista nas redes sociais é o pontapé para criar interesse dos blogueiros, jornalistas e influenciadores.

Sabemos que você precisa ter matérias sobre seu trabalho para engajar ainda mais essa base de fãs, mas nos dias de hoje é mais fácil você criar um canal no youtube e outro no Instagram e alimentá-los com ensaios ao vivo, lyric vídeos de suas musicas e até mesmo bate papo com o publico sobre seu som e performance. Lá surgirão os primeiros fãs, que vão compartilhar e agregar mais fãs, e nem sempre é o número deles que vai chamar a atenção do jornalista, mas certamente esse dado vai se somar à qualidade do produto lançado e, sim, essa união pode agradar e convencer o jornalista de que você e sua música são noticia.

Evite procurar jornalistas especializados em momento de ansiedade, esqueça o ego e vá em frente. Considere uma grata surpresa se sair, assim você não se frustra e continua mandando os lançamentos pra eles até um dia resolverem publicar algo  sobre você.

 

4 – TENHA UMA BASE DE NETWORKING

O networking não é apenas você ter amigos famosos, empresários e gente de dentro de rádios e emissoras de TV. Seu networking vai desde imprimir uns cartões com QR Code de sua música na plataforma e distribuir em festinhas e shows que você vai, de um em um, de mão em mão, até mesmo você procurar contatos maiores (empresas, empresários, escritórios) e enviar emails (curtos) com seu material para mostrar quem você é. Pelo menos uns 20 por mês.

Não deixe de alimentar esses seus amigos e os profissionais que cercam com o mais novo material lançado. Esqueça o catálogo, se o tiver. O mundo está muito rápido e digital e se o catálogo não for extremamente relevante, sendo você um artista novo e independente, não vai ecoar.

Aposte no planejamento e nos contatos de amigos dos amigos, atitudes que sempre engrossam sua agenda e, conseguinte, seu networking no meio.

 

5 – NEM SEMPRE VOCÊ VAI ACERTAR E NÃO HÁ NADA DE MAL NISSO

Não é pra você se acostumar com os erros, ou repeti-los depois de detectados, em sua divulgação. Mas as estratégias que achamos incríveis nem sempre funcionam. E tudo bem com isso, não se culpe!

Errar faz parte do caminho para se achar o destino certo. Muitas vezes a trajetória revela maior sucesso do que conquistas imediatas. Entrar em qualquer mercado de trabalho nunca é fácil, nesta indústria fonográfica e no showbis então, exige muita resiliência. Já abordamos este tema em outro texto, mas é sempre bom lembrar. Seja original! O melhor aspecto do ser humano é a diversidade!

Não tente ser mais um sucesso do funk, ou do sertanejo, ou do rock. Seja ímpar que as pessoas vão te notar – dos executivos aos fãs, e também os empresários de shows, marketeiros e jornalistas.

Faça shows o máximo que puder, mesmo que curtas turnês, apresentações pequenas ou aberturas de shows de artistas já estabelecidos. Vale galgar cada passo destes para, depois, olhar pra trás e ver que o que construiu.

Não lute contra seus instintos e não siga o caminho indicado pelas convenções sociais ou pela grande maioria somente porque alguém falou que é correto. Pode ser pra elas, não para você. Até mesmo este texto, se não encaixar bem com sua visão profissional, tudo bem.

Espero ter ajudado no crescimento de sua carreira mais um pouquinho. Obrigado pela atenção e até a próxima viagem!

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